A formação contínua de professores favorece a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos necessários para o exercício da profissão docente. Em reuniões semanais, em grupo, provocamos a reflexão sobre as práticas e garantimos a troca de experiências.
Em reuniões individuais com os coordenadores e orientadores, a troca enriquece a prática.
O estímulo ao estudo e à pesquisa acontece com o oferecimento de cursos na própria escola e em outros estabelecimentos de ensino que são referência para a Educação em nosso país.
O professor que gosta de aprender, ensina melhor.
O 1º Simpósio Interno foi um momento de compartilhamento dos estudos realizados sobre diversos casos de Necessidades Educativas Especiais
encontrados em nosso colégio e o início de um tempo em que realmente poderemos caminhar para a verdadeira inclusão escolar.
Este simpósio, o primeiro de muitos outros, foi uma grande chance de estudo, atualização e reflexão para toda a equipe.
O foco das Comunicações foi na atuação do professor frente aos tipos de Necessidades Especiais e não – até por questões éticas de pesquisa – em alunos específicos, que são, como qualquer outro aluno, indivíduos únicos em toda a sua complexidade e individualidade. É claro que a prática diária com os alunos que temos hoje determinou, influenciou e enriqueceu a concepção dos trabalhos.
À reflexão sobre a prática diária, com seus erros e acertos, somou-se uma análise em profundidade dos casos, alicerçada nos referenciais teóricos que cada professor, cada grupo de apresentação e cada segmento trouxe para o simpósio.
A participação nas comunicações orais, de acordo com os tipos de necessidade, e não restrita aos segmentos ou níveis de educação em que cada professor está hoje, permitiu a compreensão da progressão que alunos com tais necessidades poderão enfrentar em sua vida escolar. Deste diálogo coletivo, do compartilhar de olhares e dos saberes teóricos, poderemos construir uma nova visão de acolhimento, e não de enfrentamento, para a questão da inclusão, dando a cada professor um instrumental mais significativo.
Após o simpósio, foi organizada uma publicação interna com os textos de todos os participantes, o que permitiu um aprofundamento ainda maior. Parabéns a todos pelo envolvimento com a proposta do simpósio na busca de uma equipe cada vez mais reflexiva e participativa.
Temas abordados:
Educação Infantil - Síndrome de Asperger
1º ano - Atraso motor
2º ano A - Desvio de conduta
2º ano B - Hiperatividade e bipolaridade
3º ano - Deficiência mental
4º ano - Altas habilidades
5º ano - Prematuridade / Visão subnormal
6º ano - O Borderline e as relações interpessoais na escola
7º ano A - o Distúrbio Reativo de Conduta e suas implicações na aprendizagem escolar
7º ano B - O DDA e as questões de leitura e interpretação de texto
8º ano - Quando o quadro depressivo afasta o aluno da escola
Ens. Médio - A avaliação de alunos com NEE
II Simpósio Interno - Práticas de sala de aula
Durante o evento, os professores da escola apresentaram seus trabalhos, na forma de Comunicações Orais, sobre as estratégias utilizadas para ensinar nossos alunos nas diferentes áreas do conhecimento e diferentes séries. Professores de todos os ciclos, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio trocaram suas práticas a fim de socializar e enriquecer o trabalho desenvolvido por nossa equipe.
Foram apresentados os seguintes temas: - O teatro no ensino de História - A lousa como instrumento pedagógico do Professor - Como fazer um cronograma para elaborar um projeto - A pesquisa científica e os textos informativos - Experimentos no laboratório – o início - Vivências – técnicas teatrais - O trabalho com as novas mídias na sala de aula - Redes sociais e ensino de Português: o blog e o Twitter - Alfabetização – O uso de palavras estáveis para aprender a ler e a escrever - Operações matemáticas - Os mapas conceituais: uma ferramenta para a aprendizagem de conceitos - Corpo e desenho - Jogos Cooperativos - A música no ensino de espanhol - Sons e Saberes - Seminário: o trabalho do professor como orientador da produção de seus alunos - O papel da auxiliar de classe - A gincana como atividade socializadora e de educação física - Da experiência do dia a dia com a química para a teorização em sala de aula - O inglês na educação básica e o inglês para o vestibular: encontros e desencontros - O trabalho da tutoria no desenvolvimento pedagógico dos alunos - Oralidade – entrevistas - aprender a perguntar - A filosofia como ciência e como instrumento para o desenvolvimento dos alunos na escola - A ficção científica no ensino de conceitos da física - Gêneros textuais no ensino de leitura e escrita em língua estrangeira
No dia 05 de outubro de 2012, toda a equipe pedagógica do colégio esteve reunida para nosso III Simpósio Interno em torno do tema “bullying”.
Durante o encontro, a equipe de tutoria dos segmentos de Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio apresentou os estudos que vem realizando desde o início do ano sobre este tema e que culminaram na elaboração de um documento com a postura de nossa escola sobre a questão.
Embora o documento se refira especificamente aos segmentos a partir do 6º ano, por extensão e guardadas as devidas proporções, ele se aplica a toda a escola e a todos os segmentos, como um norteador de nossas ações.
Só alcançaremos sucesso nas medidas de prevenção e no combate ao “bullying” com o sério envolvimento de todos os envolvidos, alunos, suas famílias e equipe pedagógica.
Programa:
- O que é bullying? Conceituação e aspectos legais do bullying
- Apresentação da pesquisa feita com os alunos da escola
- Trecho do filme Bullying – Provocações sem limites
- Qual a sua responsabilidade na prevenção do bullying na escola? – Debate com a participação de todos
- Clip da banda Rise Against – Make It Stop
- Reunião de grupos para elaboração de propostas de intervenção dos agentes escolares na prevenção ao bullying na escola – 6 grupos
- Apresentação dos painéis dos grupos e entrega das propostas
- Apresentação do documento “NORMAS E PROCEDIMENTOS DE AÇÃO E DE COMBATE AO BULLYING DO ENSINO FUNDAMENTAL2 E DO ENSINO MÉDIO” elaborado pela equipe de tutores e direção pedagógica.
IV Simpósio Interno - Leitura e Escrita na Escola
Os professores da escola apresentaram seus trabalhos, na forma de Comunicações Orais, sobre as estratégias utilizadas para ensinar nossos alunos nas diferentes séries e áreas do conhecimento.
Professores de todos os ciclos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, trocaram experiências a fim de socializar e enriquecer o trabalho desenvolvido por nossa equipe.
Temas apresentados:
1 - A formação do leitor desde muito cedo: contribuições da família e da escola - Os caminhos percorridos na biblioteca circulante.
2 - Os mapas conceituais e a competência leitora - Instrumentos para ajudar a estabelecer relações entre conceitos nas aulas de Ciências.
3 - Escribir poesía y traducir al español: un desafío posible - As possibilidades de escrita criativa e da tradução com alunos ao final do Ensino Fundamental.
4 - Quem conta um conto... escreve melhor - Como a escolha de um gênero textual tão conhecido ajuda a ampliar as primeiras escritas das crianças.
5 - A leitura de imagens na formação cultural - O texto imagético: ler e interpretar nas aulas de artes.
6 - Composing lyrics, having fun - O trabalho com letras de músicas em inglês com alunos do 6º ano.
7 - O professor como modelo leitor nas séries iniciais do Ensino Fundamental - O trabalho com a leitura para as crianças em sala de aula.
8 - Sobrenatural? Fantasia? A invenção da realidade a partir da magia dos contos fantásticos - A criação de contos a partir do estudo do gênero conto fantástico.
9 - Compor soneto à moda de Camões: uma questão de engenho e arte - Um trabalho sobre a composição de sonetos clássicos com alunos da 1ª série do Ens. Médio.
10 - O distante caminho para uma educação de qualidade: a realidade do Brasil em conhecimentos de leitura avaliada pelo PISA .
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