Ensino Médio
 
HOME > ENSINO MÉDIO > HUGO, CÂMERA, AÇÃO

HUGO, câmera, ação

O projeto “Hugo, câmera e ação” visa proporcionar aos estudantes do segundo ano do ensino médio uma experiência pedagógica por meio do cinema. Em aula específica de projetos, ministrada por dois professores, os alunos do Hugo travam contato com um repertório clássico de filmes e elementos do seu processo de produção. O roteiro, a escolha de figurinos, o estudo da linguagem cinematográfica, exercícios de percepção corporal, os desenhos do story board, entre outras, são algumas das técnicas trabalhadas em sala de aula.

O formato curta-metragem foi escolhido pois vem se tornando parte do cotidiano graças ao maior acesso aos recursos tecnológicos necessários à produção audiovisual e a grande repercussão de sítios como o YouTube, Orkut, Facebook, entre outros. Cada grupo, instrumentalizado durante o processo, produz o seu próprio curta. Os resultados do projeto desse ano poderão ser vistos em sessão especial na exposição anual de artes do Hugo Sarmento.

 

Filmes:

(2010) Sua Escolha Sua Vida

E se pudéssemos voltar no tempo e refazer as nossas escolhas? O filme trata de uma questão bastante presente no meio adolescente, a gravidez não planejada. Os dilemas, preocupações e angústias de uma adolescente grávida que num looping temporal encontra na prevenção a resposta para as suas inquietações.

Alunos: Marian Cáceres, Cecília Lieko Mome Yoshida, Marco Aurélio Milito Goes, Julia Pagnan Condini, Julia Gerhardinger Jacob, Lucas Bernardi, Sarah Gimbernau Gimenez

 

(2010) O Lado de Lá

A visão do Brasil desde uma perspectiva de uma estudante alemã intercambista de Ensino Médio nos faz distanciar para ver melhor, entender com maior profundidade as nossas belezas e mazelas num momento em que o país ganha destaque no cenário da política e economia internacional.

Alunos: Sarah Gimbernau Gimenez, Eric Valério Uzan, Vítor Gervásio de França Camargo, Yuri Habib Furlan Abduch, Sara Stritt, Julia Pagnan Condini

 

(2011) Da Senzala à Periferia

Inspirado inicialmente no poema “O navio negreiro” e também na canção “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, da banda O Rappa, o curta discute o processo histórico que relega a população negra à discriminação e à marginalidade, já que nunca em nossa história houve uma política de inclusão social e de igualdade racial que alcançasse esse fim.

Alunos: Guilherme Braga, Hussein Eideh, Fernando Lambiasi, Marian Sena, Mariana Santini

 

(2011) Mecanismo de Consumo

Um curta em que o desejo de pertencimento, as ações da mídia e a lógica de mercado são engrenagens da máquina do consumo. Focado nas microrrelações (um indivíduo e uma turma em que ele quer ingressar), o filme é uma metonímia e uma crítica à sociedade do consumo que, hoje, dá e tira dignidade àqueles que podem ou não correr nessa esteira.

Alunos: Carolina Repiso, Danilo Risegato, Denis Policastro, Guilherme Arcocha, Josué Bennati, Luiza Diniz

 

 

 
 
Ensino Médio
Apresentação
Danças brasileiras
Terceiro em revista
Sarau
Ciclo de palestras
Atualidades e Política
Artes
Espanhol
Orientação profissional
Filosofia e Sociologia
HUGO, câmera, ação
 
Trabalhos de Ensino Médio
 
práxis design