A exibição do Carne Osso, documentário de Carlos Juliano de Barros e Caio Cavechinni (50 ‘- 2011), proporcionou aos estudantes de ensino médio do Colégio Hugo Sarmento uma inserção nas condições de trabalho nos frigoríficos do país.
Após o filme, a escola organizou uma conversa com a presença de Carlos Juliano. Os alunos do ensino médio debateram o processo de produção do filme, as dificuldades encontradas para a realização, os objetivos, a perspectiva política e a atuação da ONG Repórter Brasil.
A discussão travada transcendeu o contexto dos frigoríficos, proporcionando aos estudantes uma reflexão ampla acerca do trabalho em diferentes setores no mundo contemporâneo e a sua relação com as demandas de uma economia globalizada.
Para os alunos do terceiro ano foi uma oportunidade de estabelecer conexões entre o filme e as reflexões em torno da revolução industrial desenvolvidas na área de humanas, bem como a possibilidade de conhecer a atuação de profissionais da área do jornalismo e do direito.
Fica aqui o nosso agradecimento ao Carlos Juliano pelo rico e amplo debate que o filme e a sua presença no Hugo Sarmento proporcionaram, bem como a certeza de que essas iniciativas caminham no sentido de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Assista aqui ao trailer do filme.