Conhecendo os principais estágios do desenvolvimento cognitivo e as diferenças existentes entre os alunos, a metodologia adotada em nosso trabalho está fundamenta em princípios que consideram:
- O interesse real do aluno e a proximidade com a prática social;
- A identificação dos conhecimentos prévios que o aluno já possui;
- O estímulo ao raciocínio, à criatividade e à imaginação;
- O incentivo ao diálogo construtivo e à participação em grupo;
- O estímulo à expressão oral e plástica das emoções e do pensamento;
- A oportunidade do aluno para exercer sua independência responsabilizando-se por tarefas, fazendo escolhas, julgando seus próprios atos, aceitando as regras estabelecidas e seguindo o caminho para o alcance da autonomia.
A partir desses princípios norteadores, buscamos organizar nosso currículo de modo a relacionar teoria e prática. Assim, nossa prática pedagógica é orientada para a elaboração de situações de aprendizagem que se realizam em torno de um assunto organizado de forma didática: os projetos.
Um projeto torna a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno. Contribui para uma sala de aula mais viva e cooperativa e dá oportunidade para que o aluno converse, busque informações e respostas, faça investigações, raciocine, escolha, decida, critique, diga o que pensa e sente e se esforce para vencer desafios.
A divisão do currículo em áreas de conhecimento orienta o planejamento, a ação e a avaliação do educador. Porém, quando se orienta o trabalho pedagógico a partir de projetos, estas áreas são complementares e trabalhadas simultaneamente na grande maioria das vezes. Basicamente, cada projeto tem a duração de um trimestre.
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