A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação contínua do desempenho do aluno, a prova trimestral e a apuração da assiduidade. A avaliação é feita trimestralmente por meio de provas escritas, orais, trabalhos em grupo, individuais e de outras atividades que permitam que cada aluno atinja os objetivos previstos no curso.
Durante o trimestre, os alunos são observados diariamente em seus progressos e dificuldades. Os registros desse acompanhamento individual são realizados por cada professor, de acordo com o conteúdo e os objetivos a serem atingidos. Nestes registros são contemplados os aspectos atitudinais, procedimentais e conceituais. Isto significa que tanto sua atitude de participação, a entrega de tarefas e seus conhecimentos são igualmente valorizados.
Os alunos são informados sobre os itens que estão sob avaliação durante o trimestre e têm retorno do seu desempenho por meio de conversas com o professor. O vínculo afetivo e de confiança é aqui fortalecido. Cada professor tem autonomia para eleger os temas e a periodicidade da aplicação dos instrumentos de avaliação de acordo com as necessidades da turma. A partir do resultado, metas são estabelecidas junto com cada aluno para serem alcançadas.
Ao final deste processo, será atribuída ao aluno uma nota baseada na avaliação desses instrumentos: planilhas, auto-avaliações e prova.
Em todas as séries, a orientação acompanha este processo e informa aos pais, por meio de entrevistas individuais, o desempenho do aluno e a composição da nota. Desta forma, consideramos que se estabelece um vínculo entre a escola e a família fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento pedagógico do aluno. |