Ensino Médio
 
HOME > ENSINO MÉDIO > FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Filosofia e Sociologia

A Filosofia e a Sociologia em nossa escola pretendem contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade de reflexão. O olhar investigativo sobre o meio e a problematização da realidade são meios fundamentais para que tenhamos, em nossos alunos, um pensamento crítico mais reflexivo sobre as incongruências e diferenças que permeiam nossa existência individual e nossa existência como parte de um grupo social. Buscamos, com o ensino dessas disciplinas, favorecer a cidadania, a tolerância e o desenvolvimento de nossa sociedade como um todo.


O estudo da Filosofia propicia uma visão de desenvolvimento e da relação entre os seres, algo imprescindível para o entendimento da complexidade da sociedade atual. O exercício da análise neutra, isenta de preconceitos, levando-se em consideração todos os lados de uma mesma questão, pode conduzir nossos jovens a um padrão de raciocínio que esteja baseado em bons argumentos e não em sofismas.


De forma semelhante, o estudo da Sociologia contribui para o desenvolvimento da capacidade de questionamento em nossos alunos. A visão da sociologia sobre as questões de nossa sociedade revela ideologias, desmascara preconceitos e aprimora o pensamento crítico. Promover o contato cada vez mais estreito do aluno com a sua realidade e com realidades distantes é um dos objetivos fundamentais para a compreensão de nosso papel na sociedade em que estamos inseridos.
 
 
Ensino Médio
Apresentação
Danças brasileiras
Terceiro em revista
Sarau
Ciclo de palestras
Atualidades e Política
Artes
Espanhol
Orientação profissional
Filosofia e Sociologia
HUGO, câmera, ação
 
Trabalhos de Ensino Médio
 
práxis design