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Matemática e Recreio Dirigido

Brincar

Para Wallon, movimento, pensamento e linguagem  são uma unidade inseparável.

Ao brincar a criança pensa, reflete e se organiza internamente para aprender aquilo que ela quer, que precisa, que necessita e que está no momento de aprender.

Brincar é raciocinar, descobrir, persistir e perseverar, aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades de ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente.

Quando brinca , a criança é colocada diante de desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as situações a ela colocadas. Portanto, brincar também é uma forma de resolver problemas e o instrumento utilizado é o corpo.

Jogos e registros

A ponta do lápis funciona como uma ponte de comunicação entre o corpo e o papel.

Adotamos como brincadeiras tradicionais infantis aquelas atividades que pertencem ao folclore e à cultura infantil, que tem caráter histórico de transmissão oral, tais como: cabo de guerra, dança das cadeiras, etc.

Consideramos necessário que essas brincadeiras permitam que as crianças joguem juntas de acordo com uma regra estabelecida que especifique um objetivo máximo a ser alcançado e o que cada jogador deve tentar fazer em papéis que são interdependentes, opostos e cooperativos.

Auxiliar as crianças a ouvir instruções verbais com atenção,  confrontar pontos de vista e desenvolver a linguagem oral são também objetivos dos jogos e registros.

Em cada representação pictórica, aparece nitidamente que aspecto do jogo cada aluno-desenhista percebeu com mais intensidade.

Avaliação

"No desenvolvimento da criança as idéias dos outros são importantes porque  promovem situações que levam a criança a pensar criticamente sobre suas próprias idéias em relação às dos outros."    
Kamii

A naturalidade ao comentarem uns sobre os trabalhos dos outros permite uma troca verdadeira, em que ninguém se sinta numa situação de erro , mas de complemento. Na discussão com os colegas os alunos podem desenvolver seu potencial de participação, cooperação, respeito mútuo e crítica.

É preciso também acrescentar que, embora preveja um vencedor, a situação de jogo não deve privilegiar a competição, mas levar ao desenvolvimento da cooperação e do respeito entre os jogadores, que são aspectos fundamentais.

 
 
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