Brincar
Para Wallon, movimento, pensamento e linguagem são uma unidade inseparável.
Ao brincar a criança pensa, reflete e se organiza internamente para aprender aquilo que ela quer, que precisa, que necessita e que está no momento de aprender.
Brincar é raciocinar, descobrir, persistir e perseverar, aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades de ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente.
Quando brinca , a criança é colocada diante de desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as situações a ela colocadas. Portanto, brincar também é uma forma de resolver problemas e o instrumento utilizado é o corpo.
Jogos e registros
A ponta do lápis funciona como uma ponte de comunicação entre o corpo e o papel.
Adotamos como brincadeiras tradicionais infantis aquelas atividades que pertencem ao folclore e à cultura infantil, que tem caráter histórico de transmissão oral, tais como: cabo de guerra, dança das cadeiras, etc.
Consideramos necessário que essas brincadeiras permitam que as crianças joguem juntas de acordo com uma regra estabelecida que especifique um objetivo máximo a ser alcançado e o que cada jogador deve tentar fazer em papéis que são interdependentes, opostos e cooperativos.
Auxiliar as crianças a ouvir instruções verbais com atenção, confrontar pontos de vista e desenvolver a linguagem oral são também objetivos dos jogos e registros.
Em cada representação pictórica, aparece nitidamente que aspecto do jogo cada aluno-desenhista percebeu com mais intensidade.
Avaliação
"No desenvolvimento da criança as idéias dos outros são importantes porque promovem situações que levam a criança a pensar criticamente sobre suas próprias idéias em relação às dos outros." Kamii
A naturalidade ao comentarem uns sobre os trabalhos dos outros permite uma troca verdadeira, em que ninguém se sinta numa situação de erro , mas de complemento. Na discussão com os colegas os alunos podem desenvolver seu potencial de participação, cooperação, respeito mútuo e crítica.
É preciso também acrescentar que, embora preveja um vencedor, a situação de jogo não deve privilegiar a competição, mas levar ao desenvolvimento da cooperação e do respeito entre os jogadores, que são aspectos fundamentais. |