As aulas de música
O trabalho de educação musical é realizado constantemente, possibilitando vivências musicais nos seus diversos aspectos durante todas as etapas.
Para um trabalho enriquecedor, é necessário compreender a música como forma de conhecimento, expressão e representação do mundo. É também necessário ampliar o conceito de música, respeitando o fazer musical próprio da criança.
A escola dispõe de uma variedade de materiais sonoros/ espaço que possibilite movimento e escuta/ preparação dos professores. Não apenas o professor de música, mas todos os professores em contato com os alunos tem referências musicais que enriquecem o repertório musical e cultural das crianças.
Durante todo o processo de musicalização, alguns aspectos devem ser valorizados e priorizados.
São eixos que conduzem o trabalho: Apreciação musical Improvisação musical Criação musical Interpretação musical Reflexão
De acordo com estes eixos, podemos garantir que a criança realmente interaja com a música de forma ativa e criativa. Um processo de musicalização não deve garantir apenas que a criança aprenda sobre música, mas que ela possa Fazer música. Isto não significa ensinar a tocar um instrumento, técnica e teoria musical. Significa possibilitar exploração de diferentes materiais sonoros, instrumentos musicais, sons do corpo. Significa estimular a criação musical, o canto, as brincadeiras musicadas, a pesquisa da produção de qualidades sonoras, etc.
Ensinar às crianças um repertório musical variado é nosso objetivo. Autores, compositores de estilos e origens diferentes são apresentados e apreciados.
As mais variadas cantigas infantis, música popular brasileira, música clássica compõem o acervo musical da escola. |